top of page

Aqui você pode conhecer um pouco melhor o Colégio Renascence. 

Somos uma escola da rede particular de educação em Lagoa Santa, especializada em ensino médio. Trabalhamos com esse segmento de ensino com turmas reduzidas, o que permite uma formação mais integral de nossos estudantes, em consonância com as diretrizes da educação nacional, os PCNs. 


Além do alto índice de aprovação nos vestibulares, inclusive em universidades federais, temos um cuidado especial com a construção de conhecimentos, formação humana e valores éticos e morais, imprescindíveis para a vida em sociedade. Sabendo que para alcançarmos nosso objetivo de uma formação mais integral é imprescindível que nossos estudantes possam pensar o mundo de forma mais complexa e interdisciplinar, estabelecemos nos dois primeiros anos do ensino médio eixos temáticos de discussão que possibilitam a interlocução entre os saberes das diversas disciplinas e áreas de conhecimento, de modo a compor um quadro mais significativo desses saberes e dar maior sentido às aprendizagens. No 3º ano, devido à sua especificidade, o trabalho é mais voltado para a preparação para os vestibulares. E os resultados são concretos: 100% de aprovação em universidades particulares e públicas, inclusive com excelentes resultados na UFMG. 

 

Podemos dizer que o que melhor define o Colégio Renascence é o cuidado com seus estudantes e as famílias, que se traduz na estrutura física, na estrutura organizacional e pedagógica, na construção das relações, na construção do conhecimento - quebra de paradigma teoria e prática, desfragmentação do conhecimento, paradigma do novo Enem - e na formação do corpo docente.

 

As bases de nossa proposta curricular têm como fundamentos o estabelecimento de critérios específicos (baseados no desenvolvimento de habilidades e competências) para a organização e sequenciação dos conteúdos e a criação de atividades significativas para desenvolver habilidades e competências como objetivos de ensino. Dentre elas se destacam: as visitas orientadas, Seminários e Mostras de Trabalhos Interdisciplinares, inserção do dever de casa no processo avaliativo, Simulados Enem, entre outras ações que você pode conferir pessoalmente.

Travessia Lapinha – Tabuleiro

 

A travessia Lapinha – Tabuleiro segue pela Serra do Espinhaço da borda oeste até a leste, com altitudes que variam entre 900m a 1300m entre montanhas e planícies, cruzando rios de águas limpas, campos rupestres e matas de cerrado. Ao fazermos com os estudantes do Colégio Renascence essa travessia, além de um passeio belíssimo, tivemos a experiência de uma aula interdisciplinar, em campo, que possibilitou a observação de fatores responsáveis por expressivas mudanças paisagísticas como, por exemplo, a transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica, assim como de aspectos da hidrografia e geomorfologia serrana. A região, considerada uma reserva mundial da biosfera pela UNESCO, possui riquezas naturais extraordinárias, onde muitas das espécies são endêmicas e estão ameaçadas de extinção.
No caminho, tivemos a oportunidade de observar três conjuntos de vegetação: mata de galeria, campo cerrado e campo rupestre, além de uma diversidade enorme de espécies vegetais (estão catalogadas mais de 1.600 espécies) e animais. Para além dessas observações, pensar sobre algumas questões relativas à criação de áreas de proteção ambiental e modo de vida rural. Saímos do Colégio no dia 07 de setembro com destino a Lapinha da Serra, onde pernoitamos. Na manhã seguinte partimos para uma caminhada (a pé) de aproximadamente 8h até a fazenda do Sr. Zé da Olinta e D. Maria (onde só é possível chegar a pé ou a cavalo). Neste local ficamos acampados até a manhã seguinte, quando prosseguimos até Tabuleiro, nosso destino final. Para esta longa caminhada de dois dias foram contratadas mulas de carga que transportaram as bagagens. Cada caminhante levou consigo apenas alimento e água. Foram dois dias inesquecíveis na vida de todos nós. Sem dúvida, para esses jovens, uma aula mágica; experiência extraordinária, única, pelas trilhas desse paraíso chamado Minas Gerais.

Seminário de Ciências 

O Seminário de Ciências 2013 proporcionou aos estudantes novas experiências em pesquisa acadêmica. Além da apresentação oral para todo o colégio, com comentários e questionamentos da banca de professores, houve exposição de banners com apresentação de trabalhos de pesquisa científica com resultados parciais. O Seminário de Ciências 2013 foi desenvolvido em duas etapas: Elaboração de Projeto de Pesquisa e Escrita de Trabalho Final. As pesquisas tiveram caráter teórico e empírico, qualitativo e quantitativo, utilizando metodologias de ciências como Química, Biologia, Sociologia, Física, História e Literatura. Além de outros temas, em acordo com o Ano Internacional da Água, lançado pela UNESCO, a qualidade das águas e sua distribuição em escalas municipal, nacional e mundial foram contemplados como objeto de pesquisa.

O que são os eixos temáticos?

 

Durante séculos o conhecimento foi concebido e transmitido de forma fragmentada. Ensinava-se História, por exemplo, como se essa disciplina não tivesse relação com a Geografia ou com a Literatura. Entretanto, desde a segunda metade do século XX, essa perspectiva tem sido discutida. Mais do que aprender um conceito ensinado na aula de Geografia, é preciso ler o mundo utilizando-se dos conhecimentos geográficos, que não estão desvinculados dos demais saberes. É partindo desse princípio que vimos desenvolvendo no Colégio Renascence o projeto Eixos Temáticos: Interdisciplinaridade e Renovação Curricular. Com o propósito de garantir a contínua integração entre as disciplinas priorizamos as áreas de conhecimento e os temas conectivos. Se antes o planejamento por disciplina conduzia a eventuais discussões interdisciplinares, hoje passamos a priorizar temas aos quais cada disciplina necessariamente se reorganiza. Essas mudanças, em perfeita sintonia com as diretrizes dos PCNs e das Matrizes Curriculares do Enem, propõem um ensino integrado e relacional. Além das discussões feitas em sala de aula e dos trabalhos temáticos – interdisciplinares – realizamos um tipo de avaliação inter e transdisciplinar que trata das discussões desenvolvidas por uma área de conhecimento. Dessa forma, o estudante é capaz de dar muito mais significado às suas aprendizagens ao perceber que os saberes não são isolados, mas compõem uma rede de infinitas conexões. Esse projeto tem sido um grande sucesso no Colégio Renascence.

Visita orientada ao Rio de Janeiro  

“O Rio de Janeiro continua lindo?”:
Questões socioambientais, as representações de brasilidade, o samba e as culturas políticas

 

Há cerca de 50 anos o Rio de Janeiro deixou de ser a capital federal, quando brasília foi inaugurada. Se a capital fluminense perdeu nessa ocasião a entralidade política do país, nunca deixou de ser uma das principais portas de entrada e saída do Brasil para o mundo. Na atualidade, em que o Brasil está em grande evidência no cenário internacional, é natural que a dita “cidade maravilhosa”  fique  anualmente em evidência. O Rio de Janeiro será sede das olimpíadas e da copa do mundo de 2014 e mais do que nunca vários setores da sociedade e da imprensa (nacional e internacional) têm se perguntado:

“O Rio de Janeiro continua lindo?”
Partindo do princípio de que a escola contemporânea deve discutir e dialogar com os principais temas e acontecimentos da atualidade, o Colégio Renascence propôs como uma de suas atividades para 2012 uma viagem ao Rio de Janeiro. O objetivo foi discutir as representações de brasilidade que são construídas e reconstruídas pelo e a partir do Rio de Janeiro. Qual ou quais as imagens de Brasil são construídas e difundidas por meio da capital fluminense? Relacionado a isso, trabalhamos com o processo de construção social do espaço nessa capital, considerando não só os processos de desigualdade e segregação, mas a questão
ambiental inerente a essa questão; e ainda a história e os significados do samba e do carnaval para a sociedade brasileira, relacionando esses fenômenos, verdadeiros patrimônios nacionais, com as questões políticas do Brasil Republicano. A saída para o Rio ocorreu no dia 01 de junho, do aeroporto de Confins, com retorno no dia 07.

Visita orientada a São Paulo 

 

 

Visão de mundo. Esse é sem dúvida um dos elementos mais importantes da educação contemporânea. O mundo globalizado e dinâmico exige de nós – educadores e estudantes – trabalharmos para além da simples aquisição de conteúdos: exige interdisciplinaridade, um olhar expandido e aberto; requer compreensão e ação em relação à diversidade e um posicionamento mais ativo diante da multiplicidade de realidades que constituem a nossa vida atual. Os vestibulares e principalmente o Enem valorizam essas habilidades tanto quanto – senão mais que – os conteúdos das disciplinas tradicionais.

Sabemos que a vivência permite muitos aprendizados que o estudo em sala de aula não alcança e a experiência motiva a construção de um conhecimento significativo e permanente. Os trabalhos de campo e as visitas orientadas são algumas das atividades que cumprem esse papel de permitir ao estudante uma vivência de uma realidade singular que propicia a construção de um novo olhar sobre o mundo, de uma forma mais ampla, complexa e sólida.

Com a intenção de expandir ainda mais horizontes, o Colégio Renascence lançou o projeto de visita orientada à cidade de São Paulo, maior metrópole do nosso país e a sexta maior do mundo. A escolha desta cidade não foi aleatória, uma vez que é a maior cidade do nosso país neste século, sendo o grande centro cultural, artístico, financeiro, mercantil e político brasileiro e latino americano da atualidade, com seus mais de 19 milhões de habitantes em sua região metropolitana.

A visita a São Paulo incluiu uma programação minuciosamente pensada para garantir uma experiência rica da realidade paulistana em seus principais pontos positivos e negativos: a produção social do espaço e as desigualdades sociais, o crescimento desordenado, os problemas ambientais, de trânsito e de poluição, o cosmopolitismo, a pluralidade cultural, a questão dos imigrantes, a questão das minorias, a especulação imobiliária, enfim, a constituição histórico-social deste imenso amontoado urbano cuja importância no cenário mundial não pode ser negada. O contraste com as cidades de Belo Horizonte e Lagoa Santa foi ponto constante de comparação crítica.

No roteiro foram incluídas visitas à USP, ao Museu Anchieta, MASP, Museu da Língua Portuguesa e Estação da Luz, Museu da Resistência, Memorial da América Latina, Museu Afro Brasil, Parque do Ibirapuera, Planetário, Museu do Imigrante, Museu do Futebol e Bairro da Liberdade, de modo a construir um panorama interdisciplinar da sociedade paulistana.
A saída se deu no dia 10 de julho de 2011, com retorno no dia 14.

Visita orientada a Ouro Preto 

 

A antiga Vila Rica possui indiscutível importância para a história de Minas e do Brasil. É solo fecundo para um aprendizado rico e diversificado nas mais diversas áreas do conhecimento. Foi palco de grandes eventos históricos, caldeirão efervescente de atividades intelectuais e artísticas, berço de memoráveis personagens, pano de fundo de disputas políticas e econômicas, chão de onde foram e ainda são extraídas riquezas vegetais e
minerais, desde o período colonial. Quem transita pelas estreitas e íngremes ladeiras do centro histórico respira história e cultura. Por sua importância para a consolidação do que hoje são o Brasil e as Minas Gerais, e por sua proximidade geográfica em relação a nós,
torna-se uma obrigatoriedade conhecer Ouro Preto de uma forma mais aprofundada, que nos introduza nos labirintos da nossa própria história e nos estimule a um conhecimento que vá além do senso “turístico” comum.

 

Em nossa visita a Ouro Preto, buscamos os locais mais relevantes – igrejas, museus, memoriais, praças, ruas e ladeiras – ao longo da nossa estada.

E nesse período todos os trajetos e passeios foram acompanhados pelos professores, coordenadores e diretora. 

 

As disciplinas envolvidas contemplaram Ouro Preto a partir de suas perspectivas específicas, além de contribuírem para uma visão geral complexa e enriquecida. Em História se destacaram a formação sócio-espacial de Ouro Preto, a questão patrimonial e a materialização dos discursos de poder na própria estrutura da sociedade; em Geografia, a visita começou desde a saída de Lagoa Santa, quando os estudantes
fizeram observações das paisagens natural e social do trajeto até Ouro Preto – vegetação e relevo, crescimento dos condomínios horizontais, segregação social imposta pelos condomínios, a mineração e seus problemas. Além disso, abordou-se a questão de Ouro Preto como Patrimônio da Humanidade e como destino turístico da Estrada Real. Em
Literatura e em Português foram tratados os temas pertinentes às produções literárias ouro pretanas, especialmente as do Barroco e do Arcadismo, destacando os “Poetas Inconfidentes”, cujos textos conservados podem ser vistos na Casa dos Contos e no Museu da Inconfidência. Em Artes foram destacados os estilos de época e as influências estéticas que caracterizam a cidade, os edifícios e as obras de arte, mundialmente
famosas por sua beleza e referência à religiosidade. Em Sociologia e Filosofia foram tematizados e problematizados os ideais e as ideologias que guiaram a Inconfidência Mineira, bem como a construção dos personagens históricos e do próprio evento ao longo do tempo, determinando o nosso olhar sobre o passado. 

 

As Ciências Naturais foram especialmente tematizadas na visita à Escola de Minas da UFOP, com um grande acervo mineralógico que compila toda a história do subsolo mineiro, que nos permitem entender por que nossas montanhas foram e continuam sendo tão cobiçadas.

 

Ao fim, essa visita pôde fornecer ao estudante um ambiente diversificado de aprendizado, descontraído e estimulante, que o permitiu perceber a complexidade da história e a interconexão entre os vários campos do conhecimento. 

 

Além dos interesses cognitivos, foi também objetivo da viagem permitir aos estudantes um ambiente diferente de convivência interpessoal, que estreitou laços de amizade entre os estudantes e professores, agregando o prazer de uma viagem escolar ao rigor e à
seriedade dos estudos a que ela se destina.

 

 Angra dos Reis /Ilha Grande - 2013 

 Parabéns a todos os participantes da viagem a Angra dos Reis/Ilha Grande. Esta viagem pedagógica teve como objetivo, além da oportunidade de conhecer as características biológicas e geográficas das regiões litorâneas, a realização de um curso de Biologia Marinha que tratou de assuntos diversos, integrando as áreas de Biologia e de Geografia, tendo como referência o ambiente marinho e sua biodiversidade. Além disso, pudemos conhecer e nos encantar com as belezas naturais da Ilha Grande. Uma experiência maravilhosa!

 

O curso foi ministrado pelos biólogos: Cesar Bernardo e Suzana Ramineli

 

Cesar Bernardo: doutorando em Ciências da Educação, mestre em Ensino de Química, pós-graduado em Biologia Marinha e Oceanografia, professor universitário na UNIG, biólogo, mergulhador, arrais amador, professor de Biologia e Química, Coordenador Técnico do Instituto Martin Luther King.

 

Suzana Ramineli: mestre em Ciência Ambiental pela UFF, pós-graduada em Biologia Marinha e Oceanografia, pós-graduanda em Planejamento e Gestão Ambiental, mergulhadora, bacharel em Comunicação Social, Conselheira do Mosaico Bocaina de Conservação e pesquisadora do Projeto Hippocampus.

 

 

Rio 2014

Partindo do princípio de que a escola contemporânea deve discutir e dialogar com os principais temas e acontecimentos da atualidade, o Colégio Renascence promove todos os anos viagens pedagógicas, sendo que, uma delas é, sempre, de maior porte. Este ano, como em 2012, a escolha foi o Rio de Janeiro por suas múltiplas possibilidades de discutir as realidades inerentes a nossa sociedade, em especial as do Rio, porta de entrada do Brasil para o resto do mundo. Em meio às incontáveis belezas que já renderam ao Rio o apelido de Cidade Maravilhosa, despontam os problemas vividos pelo povo fluminense. A Copa, e num futuro próximo as Olimpíadas, produzem, além de efeitos positivos, exclusão territorial e especulação imobiliária. Em razão dos problemas decorrentes desses eventos e da corrida desenfreada pela especulação, qual é o quadro social que vem se construindo no Rio? Na cidade maravilhosa agravam-se os problemas de infraestrutura, o acesso aos serviços públicos e a mobilidade urbana. A revitalização de áreas abre caminho a complexos hoteleiros e empresariais. Qual é de fato o papel das UPPs nas favelas do Rio? Elas têm mesmo seu papel definido a partir do viés da segurança para os moradores das favelas? Mas como seria a vida em uma favela pacificada sem elas? Questões difíceis de serem respondidas, mas para as quais não podemos dar as costas. Foi com este intuito que fizemos nossa visita ao Rio: conhecer múltiplas realidades dessa cidade e refletir sobre questões inerentes a elas. Nossa viagem foi um sucesso!

Semana de Ciências - 2015

O Colégio Renascence realiza todos os anos a Semana de Ciências, quando são apresentadas as pesquisas e também os modelos dos diversos trabalhos científicos desenvolvidos ao longo do ano pelos estudantes nas áreas de Ciências Naturais e Humanas. 

Aqui você poderá conferir as produções de 2015!

Viagem Pedagógica Paraty - 2015

Dessa vez o Renascence visitou, em sua viagem pedagógica, o Projeto Tamar, Ubatuba -SP, e a cidade de Paraty-RJ.

Tudo foi lindo demais, já estamos com saudade! Veja as fotos!

bottom of page